A Educação Infantil faz parte da educação básica e compreende o ensino direcionado a crianças de zero a cinco anos de idade. A Constituição Federal diz que é dever do estado e direito da criança ter acesso a Educação Infantil, no entanto, torna obrigatório a frequência da criança em creches ou centros de educação infantil a partir dos quatro anos de idade.
Como primeira etapa de vida da criança, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Essa etapa é considerada pelos educadores como a mais importante no processo de desenvolvimento da criança, pois nesse momento formam-se as bases que servirão de suporte para todas as novas aquisições cognitiva, afetiva, social e psicomotora.
O processo de aprendizagem se inicia pela experiência, pelo fazer, pela interação com o mundo na qual a criança está inserida. Ela precisa vivenciar, pegar, colocar na boca, chacoalhar, sentir, brincar, observar, imaginar, criar, levantar hipóteses, enfim precisa experenciar tudo o que está a sua volta. Isso se dá ao longo de nossa vida, mas construímos as primeiras relações com o mundo e com as pessoas que nos cercam nesse primeiro momento de nossas vidas.
Ao mesmo tempo em que a criança se lança às experiências para conhecer o mundo a sua volta, o seu corpo, o seu cérebro e todas as conexões necessárias ao desenvolvimento da criança passam por importantes maturações biológicas que lhes darão condições de realizar as ações próprias dessa etapa de desenvolvimento e consequentemente prepará-las para as etapas futuras.
Assim, nesse processo de desenvolvimento da criança junta-se a experiência com o mundo e a maturação biológica, isso lhe dará condições de se desenvolver tanto nos aspectos físicos, quanto cognitivos, emocionais e sociais.
Por isso, as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil colocam como eixo estruturante para essa etapa do ensino as interações e as brincadeiras, proporcionando experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que lhes possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
A música, como experiência artística presente na Educação Infantil, compartilha desse processo no desenvolvimento da criança, por meio das brincadeiras, dos jogos, das atividades musicais, em que o som e a música são os objetos de conhecimento.
Assim, o trabalho pedagógico com música na Educação Infantil deve proporcionar aos bebês e as crianças, a partir de um ambiente sonoro-musical, oportunidades para sensibilizar, estimular, interagir, expressar, desenvolver habilidade cognitivas, emocionais e motoras, por meio de canções, jogos, brincadeiras, escutas sonoro-musicais em diferentes estilos e gêneros oriundos da diversidade cultural na qual estão inseridos, assim como da diversidade de cultura historicamente construída pelo homem.
Nesses primeiros anos de vida é importante que a criança interaja, reconheça e classifique a diversidade de sons que estão à sua volta e que se tornarão habilidades importantes no processo de musicalização.
Portanto, na Educação Infantil Educação Musical é:
“o processo de ensino-aprendizagem da música por meio de um conjunto de atividades lúdicas, em que as noções básicas de ritmo, melodia, timbre, intensidade, forma musical, leitura e escrita musicais são apresentadas a criança por meio de canções, jogos, pequenas danças, exercícios de movimentos, relaxamento e prática em pequenos conjuntos instrumentais. ” LEME JOLY (apud BRITO, 1998).
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a música faz parte do campo de experiência chamado de “traços, sons, cores e formas” e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos da área musical são:
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
- (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A partir dos objetivos propostos a música em sala deve ser experienciada a partir das modalidades do fazer musical que são:
Execução ou Performance: é o processo de executar uma música em um instrumento musical, ou qualquer que seja o objeto sonoro com vista a produção musical, ou seja, tocar uma música.
Apreciação: é um ouvir ativo, uma escuta com atenção e interesse, focado nos sons musicais com a intenção de sentí-lo e compreendê-lo.
Composição: se caracteriza pela organização das ideias musicais tendo como objetivo criar um discurso, expressar uma ideia por meio de sons. Ela pode variar das composições mais simples as mais complexas, dependendo do nível musical de quem participa do processo musical.
Literatura Musical: refere-se aos estudos teóricos sobre a música: a história da música, a crítica musical, os estilos e as técnicas de composição. É uma atividade musical de suporte as outras modalidades do fazer musical.
Técnica: presente especialmente na performance, inclui aspectos como tocar em conjunto, domínio do som produzido pelo instrumento, desenvolvimento da percepção auditiva direciona a sua execução musical, capacidade de ler à primeira vista, e a fluência na notação.
Assim, levando em consideração, os objetivos da educação musical e as modalidades do fazer musical é possível propor algumas atividades musicais:
- Explorar a sonoridade de diferentes tipos de materiais e objetos;
- Estimular a escuta de obras musicais proporcionando contato e experiência com a linguagem musical;
- Brincar com a música: imitar, inventar e reproduzir sons;
- Diferenciar fontes sonoras diversas;
- Explorar movimentos corporais associados a música;
- Desenvolver a memória musical;
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Desenvolver a concentração;
- Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, pés, gestos com os dedos e etc.
- Diferenciar sons e ruídos, sons grave e agudo, curto ou longo;
- Explorar a diferenciação e a sequenciação;
- Explorar diferentes instrumentos musicais e objetos sonoros;
- Domínio da voz cantada;
- Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e tímbrica;
- Desenvolvimento da sensibilidade musical: expressão, imaginação e a criação.
Referências
BRASIL.Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009. BRASIL. MEC/SEB.
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BRITO, Teca.Alencar de; Música na Educação Infantil. 1998.
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BRITO, Teca Alencar de; Música na Educação Infantil: Proposta para a Formação Integral da Criança. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2019.
BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SER, 1998.
DECKERT, Marta. Construção do Conhecimento Musical sob a Perspectiva Piagetiana: da Imitação à Representação. 2006. Dissertação (Mestrado em educação). Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
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