A apreciação, a composição, a performance são consideradas pelos pesquisadores do ensino e aprendizagem da música como modalidades centrais do fazer musical ou também são chamados de comportamentos musicais. Para Keith Swanwick a literatura musical e a técnica também fazem parte, pois elas mantém relação direta com os comportamentos centrais da produção musical (performance e composição) e da percepção musical (apreciação).
O ensino de música, seja ele para crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, deve promover a integração dessas modalidades, de modo a oferecer uma formação musical que abarque todas as possibilidades de expressão e sentido musical. Essas modalidades podem ser trabalhadas no transcorrer das aulas. Se um dia a prioridade é na apreciação musical, no outro pode ser a execução, a literatura e assim por diante. No final de uma etapa da aprendizagem musical deu-se a oportunidade para que o aluno pudesse entrar em contato com todas as modalidades do fazer musical.
Os materiais desenvolvidos pela autora e que você encontra aqui no site foram pensados e desenvolvidos seguindo essas orientações.