Escolha um livro infantil em que a galinha seja a personagem principal. Você também pode escolher uma obra de arte, o artista plástico Gustavo Rosa tem várias obras de artes retratando animais, dentre elas a galinha.
Converse com as crianças sobre a história ou sobre a obra de Arte. Agora faça o seguinte questionamento: será que podemos contar uma história usando só instrumentos musicais? Você conhece alguma música só tocada por instrumentos? Vamos ouvir a música “galinhas e galos” e ver se conseguimos entender o que a música está nos contando! Depois de ouvirem a música deixe as crianças expressarem o que acham que está acontecendo na música, qual a história, quem são os personagens, etc.
A seguir, você pode direcionar as crianças para criar uma história em que as galinhas e o galo estavam em um galinheiro. De repente chega uma raposa e começa andar entre eles e todos ficam muito agitados. Até que a raposa dá o bote para pegar uma galinha. Mas será que ela conseguiu pegar? Fazer uma dobradura de galinha com palito de picolé. Ouçam a música novamente, cada criança estará com a sua galinha na mão. Acompanhar o ritmo da música batendo o palito da dobradura (parte de baixo) no chão ou na mesa, para que façam um som de acompanhamento musical.
Sugestões para o professor(a)
O Objetivo dessa atividade é desenvolver a imaginação, criatividade, percepção auditiva, coordenação motora, noção de pulso e ritmo.
Depois de fazer a dobradura, você pode levar uma caixa de sapato com areia (galinheiro) e solicitar que as crianças coloquem as suas galinhas nessa caixa. Na aula seguinte, vocês podem brincar novamente com a música.
Sugestão de uma dobradura de galinha bem fácil de fazer:
Link da música: Galinhas e Galos – Camille Saint-Saëns
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jviq6yifApk
Spotify: procure pelo nome da obra “O carnaval dos animais” de Camille Saint-Saëns. Essa obra retrata o desfile de vários animais, e uma delas é a música “galinha e galos”.