Selecione uma música do folclore infantil ou qualquer outra música a sua escolha. Leve para a sala de aula e escute-a com seus alunos. Solicite que eles a ouçam atentamente para perceber como é a música, quais instrumentos aparecem, se é uma música rápida ou lenta, etc.
Depois de ouvir a música cante com os alunos. Vocês podem primeiro falar diversas vezes a letra até decorá-la. A seguir cantem e andem conforme o pulso da música. Em outra dinâmica acrescente as clavas para acompanhar a canção no pulso da música. Caso não tenham clavas disponíveis você pode pedir para que os alunos usem dois lápis.
Você pode fazer as seguintes variações: em círculo andar para a direita ou para a esquerda, andar em fila, usar outros instrumentos musicais ou sons de percussão corporal (sons de palmas, nas pernas, na barriga, no rosto, nos braços, etc.)
Sugestões para o professor(a)
Essa atividade permite explorar a noção de pulso musical, uma habilidade muito importante na aquisição da noção de tempo/ritmo da criança. Quanto ao desenvolvimento da criança, por meio dessa atividade pode-se explorar a coordenação motora ao andar e tocar simultaneamente, a coordenação visual e auditiva quando produz o som com o instrumento dentro de um pulso,
Dedique atenção especial ao canto, não deixe que as crianças gritem ou cantem em volume alto. Oriente-as para cantar com volume baixo. Só o fato de cantar mais suave já faz com ela consigam uma afinação vocal mais refinada. Cantar não é gritar.
A brincadeira pode ser repetida em várias aulas, sem entediar os alunos, apenas trocando a música, o andamento e os instrumentos musicais.
A clava é um instrumento presente na bandinha rítmica e são dois bastões pequenos e roliços, que podem ser feitos de cabo de vassoura.
Atividade extraída do livro Educação Musical: da teoria à prática na sala de aula de Marta Deckert (Editora Moderna, 2012).
Link para compra do livro https://amzn.to/3hATQoE