Os “Tamanhos” dos Graves e Agudos

Os “Tamanhos” dos Graves e Agudos

Levar garrafas de tamanhos diferentes para a sala de aula: pedir aos alunos que tragam potes de metal, caixas de papelão e outros objetos grandes e pequenos. Selecionar dois desses itens – por exemplo, uma garrafa grande e outra pequena, orientar as crianças a tocá-los com um lápis ou outro objeto que possa produzir som. Elas devem perceber e comparar os sons obtidos. Propor a experiência com outros objetos de tamanhos diferentes. Conduzir a discussão para a percepção de que objetos pequenos produzem sons agudos e objetos grandes, sons graves.

Sugestões para o Professor(a)

O objetivo da atividade é mostrar que o tamanhos dos objetos determinam o som que ouvimos a partir deles. O mesmo principio se aplica aos instrumentos musicais: o violino tem um som mais agudo do que o violoncelo porque é um instrumento pequeno, e suas cordas, que produzem o som, também são pequenas e finas. Você também pode explorar as diferenças de sons usando garrafas de tamanhos iguais, mas com quantidade de água diferentes.

Atividade extraída do livro Educação Musical: da teoria à prática na sala de aula de Marta Deckert (Editora Moderna, 2012).

Link do livro https://amzn.to/3hATQoE

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